Entrar
Sobre
Durante muito tempo, o termo modelo de negócios foi discutido sem que um consenso sobre sua definição fosse estabelecido. Ele era constantemente mencionado em artigos e livros, mas nunca concretizado. Foi dessa necessidade que o Business Model Canvas surgiu
O seu criador oficial é o empreendedor suíço Alexander Osterwalder, que desenvolveu a estrutura durante a sua tese de doutorado. Ele percebeu que não bastava teorizar, era preciso conceber algo que impulsionasse a inovação, a criação colaborativa e o melhor planejamento de seu negócio.
Osterwalder utilizou o design thinking como referência para iniciar a construção do Business Model Canvas. Tudo começou com um gráfico no powerpoint que tempos depois foi transformado em um quadro dividido em nove blocos.
A partir daí, o modo ao qual os empreendedores e outros profissionais entendiam seus negócios foi revolucionado. Por isso, é tão importante conhecer e utilizar o Business Model Canvas seja no início, meio ou fim de sua jornada empreendedora.
No texto de hoje, você irá aprender o que é o Business Model Canvas, como fazê-lo, quais são seus blocos e outras informações relevantes para seus negócios. Então, fique por aqui até o final para descobrir tudo!
Vamos começar destrinchando o termo em si: Business Model Canvas em tradução livre significa Tela do Modelo de Negócio. Isso resume bem o que ele é - uma ferramenta em formato de quadro com blocos para visualizar, descrever, avaliar, planejar e atualizar seu modelo de negócios.
Ao utilizá-lo, você tem tanto um entendimento geral quanto detalhado de seu empreendimento. Você compreende melhor como cada bloco interage um com o outro e como eles precisam funcionar individualmente também.
Além de proporcionar um fortalecimento da equipe de trabalho e um melhor alinhamento, o Business Model Canvas também ajuda a realizar previsões de investimentos ou gargalos. Para completar, o quadro consegue auxiliar quem deseja validar as hipóteses.
Como já mencionamos, o Business Model Canvas possui nove blocos que representam funções que uma empresa precisa seguir para atuar eficientemente no mercado e gerar valor ao cliente.
Os maiores conceitos presentes nesse modelo não foram escolhidos por acaso, mas são baseados em: aplicabilidade, pensamento visual, cocriação, visão sistêmica e simplicidade.
Existem Business Model Canvas disponíveis de forma totalmente digital, que inclusive podem ser adaptáveis aos modelos anteriores de sua empresa. Além disso, inicialmente, muitos empreendedores também preferem fazer um modelo de negócio físico, usando post-its e um quadro branco da empresa.
Outro ponto interessante para saber antes de iniciar a construção de seu quadro, é sobre quais são os pilares relacionados aos blocos. São eles: quem (cliente), como (infraestrutura), quanto (finanças) e o que (oferta).
Para finalizar este tópico, uma boa dica é colocar cores diferentes para cada pilar dentro de seu modelo de negócio.
Vale lembrar que os 9 blocos do Business Model Canvas compõem a conceitualização do seu empreendimento. Isso significa que ele representa como você irá agir e gerar valor, estabelecendo seus principais processos e fluxos, possibilitando uma maior análise e avaliação de seu modelo de atuação no mercado.
Além disso, para facilitar a sua compreensão sobre os pilares mencionados no tópico anterior, usaremos 4 cores representando cada pilar. Quem será Verde, Como será Azul, Quanto será Amarelo e O que será Vermelho.
Veja abaixo:
O que seu empreendimento vai ofertar ao mercado que realmente será valorizado pelos clientes?
Quem será o seu cliente ideal? Para quais segmentos de clientes você quer vender?
Por onde o cliente poderá comprar ou receber os seus produtos/serviços?
Como sua empresa irá se relacionar com seus clientes? Por onde e de que forma?
Quais atividades serão necessárias para que seja possível entregar a sua proposta de valor?
Quais serão os recursos essenciais para realizar as atividades-chave?
Quais são as atividades-chave que serão realizadas de forma terceirizada? Quais serão os recursos principais obtidos fora da empresa?
Quais serão as maneiras de adquirir receita a partir das propostas de valor?
Quais serão os custos cruciais para que a estrutura proposta consiga ser estabelecida?
Como falamos anteriormente, você tem acesso a diversos Business Model Canvas digitais. Entretanto, a maior referência online para esse quadro está no Sebrae.
O Sebrae desenvolveu um modelo de negócios online ideal para você criar e compartilhar seu Canvas de modo totalmente digital. A ferramenta também permite que você interaja com outros empreendedores. Isso gera um grande networking, além de agregar mais experiência, inspiração e aprendizado ao comentar, avaliar e compartilhar seu modelo com eles.
Você escolhe o formato! Você pode usar o modelo de negócio do Sebrae Canvas Desktop em qualquer lugar e a qualquer momento, sem a necessidade de instalação. Ou você pode baixar o Sebrae Canvas na App Store ou Play Store.
Milhões de Empreendedores já usam o Sebrae Canvas! #partiu colocar a mão na massa? :)
Dar o primeiro passo costuma ser uma das partes mais difíceis da vida de um empreendedor. Para começar bem e de forma assertiva, é importante contar com as ferramentas atuais. Assim, você pode otimizar, simplificar e agilizar o seu planejamento.
Neste texto, nós iremos explicar como funciona uma das melhores maneiras de iniciar ou reiniciar seu empreendimento: o modelo de negócio. Fique por aqui para entender o que ele é, sua importância, como fazê-lo e como ele é estruturado.
Tenha uma boa leitura!
Um modelo de negócio, também chamado de Canvas, é uma ferramenta utilizada para ajudar a iniciar um empreendimento com pé direito
Ele tem origem a partir das ideias do empreendedor suíço Alex Osterwalder. Seu objetivo era desenvolver um instrumento para apresentar um negócio de forma completa, facilitando seu entendimento geral.
Assim, o modelo tem como intuito descrever todos os elementos e fases que fazem parte de um empreendimento, possibilitando a integração da empresa. Ele é dividido em blocos organizados, o que facilita muito a visualização de todas as funções.
Por isso, os empreendedores conseguem analisar melhor cada função e assim tomar decisões assertivas para elevar os resultados e conquistar mais clientes. Além disso, uma das grandes vantagens do modelo de negócios é a sua rápida implementação.
Para fazer um modelo de negócio, é preciso seguir alguns passos fundamentais. Isso ajudará na sua preparação e organização, melhorando a aplicabilidade do quadro.
É importante deixar um lembrete aqui: se ainda está confuso com relação aos blocos e como estruturar o modelo de negócio, não se preocupe! No próximo tópico, iremos explicar tudo para você
Enfim, veja a seguir quais são os 9 passos:
Mesmo que a ideia ainda esteja incompleta e precise ser desenvolvida, é importante visualizá-la o máximo possível para inseri-la no quadro.
Enquanto organiza suas ideias e decide exatamente o que colocar em cada bloco, o indicado é utilizar post-its para facilitar a produtividade, os ajustes e ainda ter aquela sensação de colocar a mão na massa.
Na verdade, você pode iniciar por qual bloco quiser. Contudo, sugerimos que você comece pela proposta de valor/segmento de clientes, pois são blocos cruciais para o desenvolvimento do empreendimento.
Por que não colocar as suas ideias na ferramenta Canvas? Será muito mais fácil visualizar o que você já produziu. Isso, por sua vez, lhe ajuda a identificar o que pode ser melhorado, o que deve mudar e o que mais acrescentar.
Quando estiver trabalhando no quadro, prefira preencher primeiro os blocos da direita para depois ir transitando para a esquerda, onde encontram-se os blocos mais específicos.
Chegou em um impasse? Não tem problema. Pode parar para refletir, analisar, decidir e refinar o seu modelo de negócios. É melhor levar seu tempo e demorar o que for preciso do que acelerar o processo e tomar decisões erradas.
Ter o seu modelo de negócio prontinho na ferramenta não significa que você não pode alterá-lo. Pelo contrário, é importante atualizá-lo regularmente para aprimorar seus processos, adaptar suas funções e elevar sua competitividade.
Observe bem o quadro e leve um tempo para analisá-lo bem. Assim, você consegue identificar com mais facilidade para onde seus próximos investimentos devem ir ou quais melhorias futuras precisam ser aplicadas.
Antes de implementar as ideias que constam no quadro, procure testá-las e validá-las com os clientes. Você pode utilizar o Canvas para registrar os avanços, os feedbacks, as alterações, entre outros.
Agora sim chegou a hora de entender como funciona a estrutura do modelo de negócio e como você deve preenchê-lo para aproveitar melhor o esquema.
Vale lembrar que os 9 blocos compõem a conceitualização do seu empreendimento. Isso significa que ele demonstra como você irá agir e gerar valor, estabelecendo seus principais processos e fluxos, possibilitando uma maior análise e avaliação de seu modelo de atuação no mercado.
Confira abaixo:
O que seu empreendimento vai ofertar ao mercado que realmente será valorizado pelos clientes?
O que seu empreendimento vai ofertar ao mercado que realmente será valorizado pelos clientes?
Quem será o seu cliente ideal? Para quais segmentos de clientes você quer vender?
Por onde o cliente poderá comprar ou receber os seus produtos/serviços?
Como sua empresa irá se relacionar com seus clientes? Por onde e de que forma?
Quais atividades serão necessárias para que seja possível entregar a sua proposta de valor?
Quais serão os recursos essenciais para realizar as atividades-chave?
Quais são as atividades-chave que serão realizadas de forma terceirizada? Quais serão os recursos principais obtidos fora da empresa?
Quais serão as maneiras de adquirir receita a partir das propostas de valor?
Quais serão os custos cruciais para que a estrutura proposta consiga ser estabelecida?
Se você acha que essa ferramenta será importante para sua empresa, não precisa esquentar a cabeça pesquisando um bom modelo por aí.
O Sebrae desenvolveu um modelo de negócios online ideal para você criar e compartilhar seu Canvas de modo totalmente digital. A ferramenta também permite que você interaja com outros gestores. Isso gera um grande networking, além de agregar mais experiência, inspiração e aprendizado ao comentar, avaliar e compartilhar seu modelo com eles.
Você escolhe o formato! Você pode usar o modelo de negócio do Sebrae Canvas Desktop em qualquer lugar e a qualquer momento, sem a necessidade de instalação. Ou você pode baixar o Sebrae Canvas na App Store ou Play Store.
Milhões de Empreendedores já usam o Sebrae Canvas! #partiu colocar a mão na massa? :)
Criar um modelo de negócio em Canvas (Business Model Canvas) é essencial para qualquer empreendimento, seja aquele que está sendo iniciado ou ampliado. Afinal, ele permite otimizar, simplificar e agilizar o seu planejamento. O Canvas Proposta de Valor faz parte desse processo, por isso também é tão importante.
Elaborar a proposta de valor de seu negócio deve estar no topo de suas prioridades, pois ela está diretamente ligada ao sucesso do empreendimento. Mesmo assim, muitos gestores acabam se perdendo no caminho e por isso precisam de um modelo de negócio que os auxilie nessa organização e praticidade.
Entenda nesse texto não apenas o que é o Canvas Proposta de Valor e diversos fatores ligados a ele, como também o que é o Business Model Canvas. Então, fique por aqui até o fim para descobrir tudo!
Antes de explicar o Canvas Proposta de Valor, é importante que você entenda o Business Model Canvas como um todo. Afinal, a proposta de valor é um dos blocos do quadro de modelo de negócios.
Basicamente, ele tem origem a partir das ideias do empreendedor suíço Alex Osterwalder. Seu objetivo era desenvolver um instrumento para apresentar um negócio de forma completa, facilitando seu entendimento geral.
Assim, o modelo tem como intuito descrever todos os elementos e fases que fazem parte de um empreendimento, possibilitando a integração da empresa. Ele é dividido em blocos organizados, o que facilita muito a visualização das funções.
Por isso, os empreendedores conseguem analisar melhor cada função e assim tomar decisões assertivas para elevar os resultados e conquistar mais clientes. Além disso, uma das grandes vantagens do modelo de negócios é a sua rápida implementação.
O Canvas Proposta de Valor é um dos 9 blocos que precisa ser elaborado, avaliado e decidido. Ele auxilia no posicionamento e criação dos produtos/serviços em volta do que o cliente precisa e quer. Isso significa que ele é uma ferramenta de organização que colabora na definição de soluções levando em conta as demandas dos consumidores.
Portanto, ele agrupa os fatores de seu produto ou serviço e mostra quais são seus diferenciais. Dessa forma, o cliente é capaz de identificar que o seu empreendimento proporciona algo perfeito para ele, que supre as dores e satisfaz seus desejos.
O bloco Canvas Proposta de Valor é dividido em duas partes: o perfil do cliente e o mapa de valor. Entenda abaixo como essa divisão funciona e o que ela agrega:
1- Perfil do cliente
O perfil do cliente é subdividido em três partes:
2- Mapa de valor
A segunda parte do bloco é subdividida em:
Você já deve ter entendido com tudo que nós explicamos que o Canvas Proposta de Valor poderá fazer com que seu negócio economize recursos, tempo e dinheiro. Além disso, também será possível visualizar e compreender quais são os prováveis erros do empreendimento, para que seja mais fácil corrigi-los antes que causem problemas.
Outro ponto interessante a ser listado é que o Canvas não serve apenas para um tipo de empresa. Afinal, muitos acreditam que somente as startups podem ser beneficiadas com ele - e de fato, elas podem. Entretanto, empreendimentos de variados portes também podem usá-lo muito bem, especialmente os que desejam inovar em suas próprias.
Hoje em dia, é possível criar um Canvas Proposta de Valor de modo gratuito e digital. Não é necessário ser um especialista em ferramentas online para isso.
Você pode ter acesso a diversos Business Model Canvas digitais. Entretanto, a maior referência online para esse quadro está no Sebrae.
O Sebrae desenvolveu um modelo de negócios online ideal para você criar e compartilhar seu Canvas de modo totalmente digital. A ferramenta também permite que você interaja com outros gestores. Isso gera um grande networking, além de agregar mais experiência, inspiração e aprendizado ao comentar, avaliar e compartilhar seu modelo com eles.
Você escolhe o formato! Você pode usar o modelo de negócio do Sebrae Canvas Desktop em qualquer lugar e a qualquer momento, sem a necessidade de instalação. Ou você pode baixar o Sebrae Canvas na App Store ou Play Store.
Milhões de Empreendedores já usam o Sebrae Canvas! #partiu colocar a mão na massa? :)
É comum ver empreendedores encrencados, enrolados e descontrolados, especialmente nos primeiros meses de abertura da empresa. Geralmente, isso acontece por falta de um planejamento eficiente. Por isso, o Plano de Negócios Sebrae é tão importante.
Não basta ter ideias e conhecer os valores do negócio, é preciso elaborar um plano de negócios detalhado. Ele é o melhor instrumento para delinear o retrato do mercado, as atitudes do empreendedor e o produto/serviço em si.
É a partir dele que você terá informações bem detalhadas sobre seu segmento, seus fornecedores, seus pontos fracos e fortes, seus concorrentes, seus clientes, seus produtos e serviços, entre outras. Isso tudo ajuda a identificar a viabilidade de suas ideias e de como a sua gestão pode ser.
Sendo assim, neste texto, nós iremos explicar o que é um plano de negócios, como montar um e outras informações importantes sobre o plano de negócios Sebrae e o Business Model Canvas. Então, fique por aqui até o final e descubra tudo!
O Sebrae descreve um plano de negócios da seguinte forma:
“É um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.”
Ele é importante tanto para empreendedores que estão lançando o negócio quanto para aqueles que estão ampliando o empreendimento.
Além das vantagens mencionadas acima, é possível citar ainda algumas outras que podem fazer a diferença em seus negócios. Por exemplo:
Agora que você já entendeu as informações básicas e teóricas sobre o plano de negócios, está na hora de colocar a mão na massa! Abaixo nós listamos 7 passos para realizar o planejamento da melhor forma.
É bom lembrar que você deve documentar as informações de cada passado em uma planilha durante o processo, para que tenha os dados fáceis de visualizar e assim consiga mais praticidade.
Enfim, confira:
1- Defina o negócio e os seus diferenciais competitivos
Neste primeiro passo, você precisa descrever o seu segmento, os seus produtos ou serviços, seu local de atuação e outras informações básicas. Depois disso, defina como eles se diferenciam da concorrência, quais fatores especiais eles possuem que podem atrair clientes e ainda fidelizá-los?
2- Faça uma análise de mercado
Você precisa analisar o mercado de acordo com algumas perguntas importantes. Como por exemplo: qual é a densidade de clientes para o produto/serviço que você quer oferecer? Qual é o nível da concorrência para seu segmento? Como você deseja posicionar seu produto/serviço no mercado?
3- Desdobre o seu plano de marketing
Nesta fase, você deve definir os 4P’s do marketing, que são: Produto/Serviço, Preço, Praça e Promoção. Vale lembrar que o preço estabelecido para seu produto/serviço irá encaminhar as outras ações relacionadas à promoção ou ao modo como você o comunica para o público-alvo.
4- Descreva o plano operacional
Agora é a hora de definir como as coisas precisam funcionar para que o empreendimento vá para frente. Você precisará anotar as informações sobre a localização e a estrutura física do negócio, se houver.
Além disso, é preciso realizar uma estimativa sobre o número de colaboradores, a quantidade de atendimento que precisará ser feita mensalmente e a capacidade de produção da empresa.
5- Realize o plano financeiro
Aqui você precisará realizar as estimativas relacionadas às finanças, como os gastos iniciais, as receitas e despesas, o fluxo de caixa, os lucros, e a capital de giro, assim como outras informações que julgar necessário para seu negócio.
6- Faça as análises estratégicas e de cenários
Analisar os cenários irá colaborar para que você consiga prevenir e prever situações que geram obstáculos diretos no seu empreendimento. Em seguida, é bom sinalizar quais ações estratégicas serão executadas para alterar esses cenários.
7- Revise o seu plano de negócio
Agora chegou a hora de realizar uma revisão detalhada do plano, antes de colocá-lo em prática de modo definitivo. Além disso, também é interessante manter na cabeça que esse instrumento deve ser revisado regularmente para possíveis atualizações e adaptações da empresa.
O Sebrae é referência em modelos de negócios Canvas, oferecendo digitalmente e gratuitamente um serviço completo e interativo. Falaremos um pouco melhor depois, se você ficou interessado - e saiba que seu negócio também precisa de um!
Agora também existe o PNBOX, que é o plano de negócios do Sebrae. Ele também é totalmente digital e gratuito, com 14 ferramentas para você usar online de forma integrada ou modular. É a oportunidade ideal para conseguir praticidade, detalhismo e evolução na hora de iniciar os seus negócios.
Com ele, você pode criar e editar o plano de negócios por completo, assim como por módulos específicos. Também é possível acessá-lo pela web a partir de várias plataformas, bem como gerar relatórios.
Você já entendeu bem o que é o plano de negócios Sebrae, mas agora precisa compreender o que é o modelo de negócio Sebrae Canvas. Muitas pessoas confundem os dois ou acham que são a mesma coisa. Entretanto, é importante dizer que eles são diferentes, mas igualmente necessários para seu negócio.
O Business Model Canvas (Tela do Modelo de Negócio) é uma ferramenta em formato de quadro com blocos para visualizar, descrever, avaliar, planejar e atualizar seu modelo de negócios.
Ao utilizá-lo, você tem tanto um entendimento geral quanto detalhado de seu empreendimento. Além de proporcionar um fortalecimento da equipe de trabalho e um melhor alinhamento, o Business Model Canvas também ajuda a realizar previsões de investimentos ou gargalos. Para completar, o quadro consegue auxiliar quem deseja validar as hipóteses.
Hoje em dia, o plano de negócios pode ser complementado pelo Canvas, pois assim pode ser possível reter mais informações de forma mais rápida. Como cada um deles possui seus próprios objetivos, não há uma regra contra usar os dois instrumentos ao mesmo tempo.
Cabe ao gestor analisar seu negócio e verificar se é viável para você utilizar os dois ou apenas um deles. De qualquer forma, tanto o plano de negócios quanto o modelo de negócio Canvas têm sua importância e se complementam bem.
O Sebrae desenvolveu um modelo de negócios online ideal para você criar e compartilhar seu Canvas de modo totalmente digital. A ferramenta também permite que você interaja com outros gestores. Isso gera um grande networking, além de agregar mais experiência, inspiração e aprendizado ao comentar, avaliar e compartilhar seu modelo com eles.
Você escolhe o formato! Você pode usar o modelo de negócio do Sebrae Canvas Desktop em qualquer lugar e a qualquer momento, sem a necessidade de instalação. Ou você pode baixar o Sebrae Canvas na App Store ou Play Store.
Milhões de Empreendedores já usam o Sebrae Canvas! #partiu colocar a mão na massa? :)
Entenda como fazer a validação de modelo de negócio para potencializar suas ações no mercado
Antes de colocar em prática as estratégias planejadas, principalmente o que foi colocado no seu modelo de negócio, bate aquele friozinho na barriga né? É natural, por isso devemos nos preparar ainda mais! Como? Revisando novamente tudo e fazendo a validação de modelo de negócio. Quer saber como? Leia abaixo o nosso passo a passo e esteja pronto para não fazer feio com o seu cliente.
Repense novamente as suas ideias e esteja atento a todas as possibilidades que podem resultar quando a sua estratégia for colocada em prática. Seja racional e pense friamente sobre tudo, não aja por emoção ou impulso... Isso pode fazer você fracassar. Analise os principais pontos: o que a sua estratégia vai agregar no mercado, qual o seu diferencial e quais os pontos positivos e negativos da sua estratégia.
O segundo passo para a validação de modelo de negócio é saber o que as pessoas pensam sobre a sua ideia. Os seus clientes e possíveis consumidores são os principais que você deve dar atenção, pois eles são os mais interessados na sua empresa. A sua estratégia deve favorecê-los e suprir a real necessidade do seu público. Tente pensar como eles, o que você gostaria em relação ao seu produto ou serviço... Tem que ser útil e inovador perante o mercado.
Saiba a opinião do seu público alvo na hora de fazer a validação de modelo de negócio
Para fazer a validação de modelo de negócio pense como empreendedor em todo o momento, não busque bajulação, procure por opiniões sinceras e confiáveis. O ideal é você perguntar para profissionais do ramo como empresários bem sucedidos, mentores, especialistas em marketing e outros que julgue necessário e que tenham uma certa experiência para agregar. Não dê tanta importância a opinião de familiares ou funcionários e subordinados, diante dessas relações, nem sempre o que é comentado é verdadeiro. Tente filtrar as críticas construtivas e conselhos de pessoas com conhecimento da área, e claro, seus clientes que são essenciais para o seu negócio.
Se a sua ideia for por exemplo um produto, você pode lançar em poucas quantidades somente para saber a opinião dos consumidores e a aceitação de mercado. Se for um serviço, faça o mesmo. Elabore de forma estratégica essa simulação e seja autêntico! Faça testes de forma real para medir o consumo. Nesse passo para a validação de modelo de negócio, entenda o lado do cliente e esteja disposto para alterações no produto ou serviço. O objetivo nessa etapa é causar boa impressão e observar de forma crítica todo o processo.
Se os resultados anteriores foram bons, isso significa que você terá bastante trabalho pela frente. Comece pensando no nome do seu produto, na ação de marketing que será feita para promovê-lo, entre outros. Continue o seu planejamento para garantir o sucesso total dos seus investimentos. Caso o resultado não tenha sido satisfatório na etapa anterior davalidação de modelo de negócio, aborte essa missão e opte por um plano b.
Agora você já sabe como fazer a validação de modelo de negócio e entende a importância de seguir esses passos para obter bons frutos das suas ações. Avalie todos os detalhes!
Para se aprofundar no tema, conheça o curso Comece do Zero com Pouco Dinheiro.https://trilhas-apps.pr.sebrae.com.br/trilha/como-criar-infoprodutos-do-zero
Já ouviu falar do modelo de Canvas para empresas? Se não, saiba agora como gerenciar o seu negócio
No mundo dos negócios, o mercado é imediatista e competitivo. O cenário mostra que cada vez mais o empreendedor necessita exigir muito de si e de seus colaboradores para obter resultados de impacto. Toda e qualquer ferramenta que possa auxiliar no processo de gestão se torna um recurso prático e ideal para o dia a dia corrido de um empresário. O canvas para empresas tem esse objetivo, facilitar na administração das principais informações que você gerencia no seu cotidiano.
Saber pontuar cada item sem esquecer de nenhum detalhe é essencial para você empreendedor. Anotar as ideias e conseguir avaliar todo o cenário do seu negócio vai te fazer mais profissional e preparado para encarar o mercado. O canvas para empresas propõe um método dinâmico e funcional e, diante disso, o Sebrae criou o Sebrae Canvas, a ferramenta inovadora que só o Sebrae tem! Reúne todos os dados fundamentais desde a estrutura do seu estabelecimento até as suas metas a longo prazo! Adequação e a proposta perfeita para você que sonha em criar sua empresa ou colocá-la nos trilhos. Veja abaixo os benefícios de você usar o canvas para empresas na sua rotina juntamente com o Sebrae!
Antes de qualquer planejamento precisamos inicialmente de uma base, certo? Aqui é o momento de você refletir e acrescentar no canvas para empresas as informações do seu negócio. Lembre-se de responder às seguintes questões: o que é o seu empreendimento, quem é o seu público, como você vai elaborar seus planos a curto e a longo prazo e claro, pensando no seu orçamento, estrutura e o retorno e aceitação do mercado. Com base nisso, o canvas para empresas segue com uma linearidade bem organizada e objetiva.
É muito importante ter as ideias e o propósito do seu negócio anotado, aonde pretende chegar e qual a imagem que deseja passar para as pessoas. Aqui é o momento de você fazer esse planejamento e estruturar no canvas para empresas. Utilize os post-its virtuais da plataforma da maneira que preferir. Lembre-se de colocar palavras fáceis, para que você leia e já relembre a ideia que estava pensando naquele momento pois esse é um dos objetivos do canvas para empresas, ser simples e prático para o seu raciocínio.
Outro ponto positivo do canvas para empresas feito pelo Sebrae é essa liberdade em poder alterar layout, sequência, quantidade de post-its com informações e vários outros recursos que você empreendedor pode modificar da maneira que quiser! É fundamental você ter essa plataforma com vontade de produzir, por isso a adequação feita pelo Sebrae te dá essa autonomia na edição do seu canvas! Use e abuse da sua criatividade no Sebrae Canvas.
Depois de feito o canvas para empresas, você pode sempre que logar no Sebrae Canvas editá-lo e o melhor de tudo... compartilhar com outras pessoas! Essa ferramenta facilita muito no dia a dia inclusive numa apresentação, se for o caso. Você pode também fazer o download do seu arquivo em pdf. Outro recurso do Sebrae Canvas é deixar o seu modelo de negócio em modo privado ou público. Se você busca visibilidade e até servir de inspiração para outros empreendedores, o modo público é uma ótima ideia até para receber elogios e sugestões.
Um canvas para empresas bem feito merece ser divulgado não é mesmo? Inspire seus amigos também
Organize o seu canvas e esteja pronto para inovar no mercado, sendo referência de planejamento e preparação. Com certeza o seu negócio vai colher os frutos dessa dedicação. Mãos à obra!
Entenda o porquê que é tão importante fazer um Canvas para Startups que querem sucesso
Um planejamento de negócio é importante para todos os tipos de empresa, principalmente se a sua é uma startup, já que é um empreendimento jovem com um cenário de muitas incertezas e com soluções que precisam ser desenvolvidas ao longo do tempo.
Por não ser um modelo tradicional e por viver uma instabilidade, o canvas para startup é ideal para a organização do seu empreendimento. E nesse texto, você vai conseguir conferir todos os benefícios desse planejamento do Sebrae que promete ser eficaz para a sua empresa em todos os aspectos.
O canvas para startup é uma plataforma inovadora que tem todo o potencial para melhorar a gestão e o rendimento financeiro do seu negócio. Além de ser gratuito, é totalmente online e é uma forma segura para fazer o plano de negócios do seu estabelecimento, independente se é de pequeno ou grande porte e se é um negócio novo ou já existente no mundo dos negócios.
No quadro do canvas para startup, tanto os gestores da empresa quanto os funcionários podem criar novos projetos, personalizar ideias e então compartilhar o arquivo pelas redes sociais da empresa. O canvas está apenas disponível para desktop, por ser online não precisa ser feito o download da plataforma, e para começar a organizar o planejamento no canvas para startup é só acessar e fazer o cadastro, criando um login e uma senha.
Simples, visual e intuitivo, o canvas para startups agrupa itens importantes de uma empresa que prometem estruturar as melhores estratégias para o seu negócio decolar. De forma pública, a ferramenta possibilita que todos mexam no plano de negócio, e inclusive há conteúdos de empreendedores disponíveis justamente para serem vistos como um material de inspiração, e na forma privada é possível delimitar o conteúdo para um grupo restrito, ao selecionar o ícone de cadeado do sistema.
É possível organizar todo o planejamento de um canvas para startups por meio de post-it coloridos.
Ao abrir o arquivo, é necessário definir um título no sistema e preencher em nove blocos as informações necessárias do empreendimento. Nos blocos do canvas para startups precisam ser citados: os parceiros chave, as atividades chave, os recursos chave, a proposta de valor, a relação com o cliente, os canais, o segmento de mercado, a estrutura de custos e as fontes de renda do seu estabelecimento. É como se fosse uma lista importante para conhecer bem a empresa!
Respondendo a todas as perguntas dos blocos, é possível estruturar o arquivo e baixá-lo em pdf para enviar por email aos colaboradores da startup. Além disso, a possibilidade do download do material também é válida para o compartilhamento do plano de negócios em todas as redes sociais da empresa. Aproveite e use o canvas para startups para alavancar o seu projeto, a ferramenta possibilita uma melhor gestão de negócio.
Esqueça os post-its impressos... agora a moda são os post-its virtuais! Se liga no método canvas e entre nessa também
Gerenciamento estratégico é um dos principais fatores que influenciam na aplicação do método canvas. Disciplina, planejamento e determinação são outros pontos que você não pode abrir mão nessa jornada de abrir e administrar uma empresa. Devemos ter em mente como é essencial para qualquer negócio, seja você iniciante ou experiente no segmento em que trabalha, que é fundamental estabelecer diretrizes para a organização diária da sua marca.
O método canvas estabelece algumas regras para você controlar e administrar melhor o seu estabelecimento com uma didática simples e muito útil! Ele te dá opções e ferramentas para isso, tudo voltado para fortalecer o seu empreendimento perante a concorrência.
Antigamente muitas empresas usavam arquivos enormes dentro de pastas separadas por segmento. Essas pastas normalmente ficavam esquecidas nas gavetas do escritório. Hoje, esse método é totalmente inviável principalmente porque temos inúmeras ferramentas online que são totalmente livres de burocracia e muito mais fáceis em relação a tudo!
O objetivo do método canvas é exatamente esse, otimizar as tarefas de administração e controle num geral, organizar os principais dados e ideias do empreendedor e agrupar tudo isso em um só lugar! Veja abaixo as principais vantagens do método canvas do Sebrae, tenho certeza que o seu negócio ficará bem mais direcionado com a aplicação desta gestão consciente e dinâmica.
Umas das principais vantagens do método canvas do Sebrae é que a ferramenta é totalmente online e gratuita! Você não precisa instalar nenhum programa, nem aplicativo... somente se cadastrar no site: www.sebraecanvas.com e entrar na sua plataforma de usuário. Assim, simples! Depois de criado o seu espaço virtual, todas as suas informações pessoais e do seu negócio estarão seguras e salvas automaticamente. Sempre que precisar acessar, tudo estará da mesma forma que deixou antes. Lembrando que você pode fazer o download deste arquivo em pdf e também compartilhá-lo com os seus amigos através do facebook ou e-mail.
Através de quadros, tabelas e blocos virtuais, o formato visual estabelecido pelo método canvas ajuda e muito na estruturação das informações. O objetivo é deixar dinâmico e puramente visual as suas ideias, sem ser um texto cheio de palavras mas sim, pequenas informações colocadas de forma prática para o seu raciocínio fluir e até melhorar o seu potencial de planejar as suas metas.
O método canvas estimula a sua dedicação nesse momento de atenção com a sua empresa. Para não ser algo maçante e chato de elaborar, a plataforma criou uma estrutura com uma aparência bacana e com várias funcionalidades.
A escolha dos post-its virtuais é justamente facilitar o desenvolvimento do conteúdo do seu negócio com mais agilidade nesse processo. Quem não ama post-its não é mesmo? Eles são muito usados para quem trabalha em escritório ou necessita de um planejamento pontual referente às tarefas escolares ou atividades do dia a dia mesmo. Ao invés de colá-los na tela do seu computador ou na mesa, agora você tem eles de maneira virtual. Ótima escolha do método canvasdo Sebrae né?
O método canvas do Sebrae propõe quadros dinâmicos com post-its coloridos
O método canvas visa ser prático no seu cotidiano. Ao invés de você ter que elaborar manualmente planilhas e quadros explicativos, o método canvas te dá isso pronto no seu Sebrae canvas, somente para você colocar todas as suas informações. E claro, personalizar o seu modelo de negócios como preferir!
Ficou fácil de entender agora como funciona o método canvas do Sebrae não é mesmo? Que tal colocar tudo em prática, hein?! Seja um profissional que direciona o seu tempo, otimizando-o! Crie o seu canvas e esteja pronto para ser um empreendedor de sucesso!
Aprenda a como fazer um Canvas para tirar as suas ideias do papel e digitalizar a gestão da sua empresa.
Planejamento e organização são aliados que fazem a diferença em qualquer empresa. E se você não sabe como alinhar o seu negócio, o primeiro passo é aprender a como fazer um canvas, uma ferramenta estratégica e tecnológica que promete uma dinâmica bem intuitiva que tem o poder de mudar o rumo da sua empresa.
Aprender a como fazer um canvas tornou-se algo mais que necessário para definir metas e objetivos de um estabelecimento. Essa ferramenta tem o potencial de mudar uma empresa positivamente, além de ser segura, gratuita e online. Para entender melhor como funciona a ferramenta, descubra agora sobre como fazer um canvas em 6 passos:
O primeiro passo a ser dado é acessar o Sebrae Canvas e criar um login e uma senha para realizar o cadastro. Não há custo algum, não tem burocracia e é todo online, então não se preocupe em fazer download de nenhum dispositivo porque não é preciso. Um detalhe: a ferramenta só funciona em desktop, por e quanto.
A base principal de como fazer um canvas define-se em um quadro que disponibiliza post-its coloridos para colaboradores e gestores de uma empresa responderem perguntas e criarem planos e metas para projetos internos. Portanto, ao acessar a ferramenta crie um título para o seu quadro para assim a equipe identificar com clareza cada projeto no sistema. Isso facilita a compreensão de toda a gestão estratégica de um negócio.
Você vai entender sobre como fazer um canvas quando responder os 9 blocos que há no quadro da ferramenta. São basicamente as informações principais do seu estabelecimento que devem ser expostas a equipe. Os tópicos são: os parceiros chave, as atividades chave, os recursos chave, a proposta de valor, a relação com o cliente, os canais, o segmento de mercado, a estrutura de custos e as fontes de renda do seu estabelecimento. É uma forma de resumir a essência da empresa para assim organizar novos projetos! Lembrando que no quadro interativo tanto os gestores quanto os colaboradores podem saber como usar o canvas respondendo à perguntas e também traçando novas metas para o negócio
Os blocos são divididos dessa forma, podendo ser respondidos por post-its coloridos. Dessa maneira fica mais fácil de entender sobre como fazer um canvas.
É possível você saber como fazer um canvas, personalizando as informações para que o arquivo esteja mais a cara da empresa, ou é possível pegar referências de outros modelos de negócios para assim criar o seu. Portanto, explore bem a ferramenta e veja o que está disponível. Independente da sua escolha, de copiar um modelo ou não, se espelhar em algo positivo é sempre válido para a empresa.
Para administrar a ferramenta de forma segura, é preciso que você saiba que o Canvas permite que os arquivos estejam disponíveis ao público, quando qualquer pessoa pode mexer no arquivo, ou estejam no modo privado, no caso só para as pessoas da empresa mexerem nos projetos. Se você prefere que seu documento esteja disponível só para a equipe, basta selecionar o ícone de cadeado da ferramenta. É uma maneira de evitar transtornos e assim aprender a como fazer um canvas que fique com as informações seguras.
Tópicos respondidos e metas traçadas? Pronto, o arquivo está feito. Para os interessados, o documento pode ser baixado em pdf, enviado por email e compartilhado nas redes sociais da empresa. É uma outra maneira de formalizar o plano estratégico do negócio com o download de um novo documento.
Agora que você sabe como fazer um canvas, explore a ferramenta e tenha sucesso na carreira!
Para se apronfundar ainda mais, inscreva-se gratuitamente no curso Como Fazer um Canvas. Link:https://trilhas-apps.pr.sebrae.com.br/trilha/como-fazer-um-canvas
Saiba mais sobre como estruturar o planejamento estratégico do seu negócio com a metodologia Canvas!
O Sebrae canvas é a ferramenta ideal para você estruturar seu modelo de negócio de uma forma prática e objetiva. Com a finalidade de te ajudar nesse processo, a plataforma virtual do Sebrae facilita o desenvolvimento e a organização das principais informações sobre o seu negócio.
Lembrando também que você que busca abrir o seu empreendimento, pode criar o seu canvas e já estruturar seu modelo de negócio, assim você já se prepara para o momento de se lançar no mercado, sabendo de cada item crucial para abrir a sua empresa.
Para você estruturar seu modelo de negócio siga o passo a passo abaixo e não fique com dúvidas na hora de elaborar o seu canvas!
Primeiro de tudo, para começar a elaborar e estruturar seu modelo de negócio faça um levantamento de todos os dados da sua empresa, como por exemplo, o que é o seu negócio, para quem é destinado (público alvo), como você irá implantar suas ações, quais os seus custos, valor do seu investimento em todo o processo inclusive a longo prazo, entre outros.
Organize suas ideias e saiba avaliar todas as situações. Se concentre e tenha foco! Seu empreendimento depende da sua organização estratégica e planejamento contínuo, lembre-se disso.
Depois de feita a seleção e o levantamento das informações, agora você precisa colocar tudo no seu canvas. Para estruturar seu modelo de negócio clique no ícone “novo canvas” no seu login de usuário. Após, irá surgir o quadro de modelo de negócios composto por “partes” diferentes para você preencher. Sua estrutura é como uma tabela que divide cada informação juntamente com o seu título apropriado. Dentro das lacunas estão os post-its, são neles que você vai escrever o conteúdo feito no passo a passo anterior. O quadro é dividido em: parceiros chave (local ideal para você preencher com os parceiros e fornecedores), atividades chave(perfeito para você detalhar bem as atividades do seu negócio e a forma prática também), recursos chave (quais são eles e qual a necessidade no dia a dia), proposta de valor(o que agrega para o consumidor, qual a satisfação dele perante o produto e qual o diferencial da sua marca),relação com o cliente (qual o vínculo estabelecido, qual a forma de venda e assistência ao seu consumidor), canais (de que forma o cliente é atendido, quais os canais de venda do seu produto e serviço), segmentos de mercado (qual o seu mercado, concorrência e tipo de consumidor), estrutura de custos (planejamento de todas as despesas e investimentos) efontes de renda (como o valor chega até você e quais os custos para o seu cliente final).
Para estruturar seu modelo de negócio insira em cada tópico o assunto sobre o tema
Preencha a tabela com as suas informações e saiba que paraestruturar seu modelo de negócio não tem muita complicação não, entenda que é necessário apenas organizar as ideias e mãos à obra! Tenho certeza que o seu canvas vai melhorar muito o direcionamento tanto do seu negócio como a sua visão particular em relação ao mercado.
O seu modelo de canvas responde a cada um dos tópicos citados acima? Se sim, você entendeu como estruturar seu modelo de negócio, pois a sequência é fundamental para reunir todo o conteúdo de forma esclarecedora para você empresário. Saiba organizar os principais pontos que podem ser implantados numa futura gestão também, é sempre bom para o direcionamento da sua marca.
Estruturar seu modelo de negócio parece difícil né? Mas é simples! Depois de pronto você também pode fazer alterações e reorganizar seus post its
E aí, bora estruturar seu modelo de negócio agora? Pratique o passo a passo descrito acima e coloque a sua empresa no rumo e ritmo certo!
Saiba agora a solução dos seus problemas! Um método simples e eficaz para o modelo de negócio da sua empresa
Se você sente que o seu negócio precisa ser reorganizado e planejado de uma forma mais eficaz, esse texto é para você! Se você sonha em abrir a sua própria empresa, esse texto também é para você, pois já se preparar para o momento oportuno é o ideal. Ainda mais se você busca empreender! É fundamental se capacitar para ter sucesso e colher bons resultados nesse processo.
Existem algumas etapas indispensáveis que quando aplicadas no seu modelo de negócio, farão você observar tudo com outros olhos! Saiba como fazer um modelo de negócio no Sebrae Canvas! Esteja pronto para desenvolver um planejamento estratégico eficiente que irá alavancar a sua empresa. Para isso, preste muita atenção nesse texto e memorize as principais informações, para que no momento de elaborar o seu modelo de negócio, não falte nada, ok?
Algumas pessoas não entendem quando o empreendimento não prospera, não dá bons resultados... e muita das vezes, o problema está no gerenciamento de atividades simples, na forma de abordagem ou até mesmo na imagem que a marca transmite para os outros. Pequenos detalhes fazem toda a diferença, principalmente no mundo dos negócios. Esteja sempre atento a cada item, se preciso for, faça um check list! É imprescindível elaborar um planejamento da sua empresa, saber onde quer chegar, de que forma irá conseguir, avaliar o meio em que está inserido, o público alvo, entre outros. São itens básicos que qualquer pessoa que pensa em abrir um estabelecimento deve saber! O modelo de negócio do Sebrae Canvas vem justamente para te auxiliar nesse processo, que é tão importante e único para o desenvolvimento da sua marca.
O modelo de negócio é uma ferramenta online que facilita o cotidiano do empreendedor, pois reúne em apenas um arquivo todas os conteúdos de maior relevância da sua empresa. Um canvas bem feito deve ser elaborado de forma detalhada, deve responder às seguintes perguntas: o que é o seu negócio, quem é o seu público, como você colocará em prática suas ações, quais os seus custos e qual o retorno que terá diante de todo o processo.
O quadro de modelo de negócio do canvas traz tópicos essenciais para esse gerenciamento fluir de maneira contínua e objetiva. O quadro é separado por tópicos, como se fosse uma tabela, com os seguintes temas: parceiros chave, atividades chave, recursos chave, proposta de valor, relação com o cliente, canais, segmentos de mercado, estrutura de custos e fontes de renda.
O quadro de modelo de negócio do canvas propõe praticidade na hora de gerenciar as tarefas da sua empresa
Após criar o seu usuário no site do Sebrae, preencha o seumodelo de negócio com as suas informações nos post-its. O visual e a aparência do quadro de modelo de negócio visa estruturar o conteúdo de uma maneira mais fácil de compreensão, principalmente pela disposição dos post-is. Essa metodologia inovadora otimiza também o seu tempo, pois tudo fica alinhado de uma forma sucinta e moderna sem ser algo muito extenso e burocrático.
E aí, curtiu? Esse é o modelo de negócio do canvas, a ferramenta ideal para alinhar os principais pontos de gerenciamento e estrutura da sua empresa. Agora é a sua vez, crie o seu canvas e mão na massa!
Entenda como fazer a validação de modelo de negócio para potencializar suas ações no mercado
Antes de colocar em prática as estratégias planejadas, principalmente o que foi colocado no seu modelo de negócio, bate aquele friozinho na barriga né? É natural, por isso devemos nos preparar ainda mais! Como? Revisando novamente tudo e fazendo a validação de modelo de negócio. Quer saber como? Leia abaixo o nosso passo a passo e esteja pronto para não fazer feio com o seu cliente.
Passo 1: Faça uma avaliação detalhada de tudo
Repense novamente as suas ideias e esteja atento a todas as possibilidades que podem resultar quando a sua estratégia for colocada em prática. Seja racional e pense friamente sobre tudo, não aja por emoção ou impulso... Isso pode fazer você fracassar. Analise os principais pontos: o que a sua estratégia vai agregar no mercado, qual o seu diferencial e quais os pontos positivos e negativos da sua estratégia.
Passo 2: Busque o feedback do seu cliente
O segundo passo para a validação de modelo de negócio é saber o que as pessoas pensam sobre a sua ideia. Os seus clientes e possíveis consumidores são os principais que você deve dar atenção, pois eles são os mais interessados na sua empresa. A sua estratégia deve favorecê-los e suprir a real necessidade do seu público. Tente pensar como eles, o que você gostaria em relação ao seu produto ou serviço... Tem que ser útil e inovador perante o mercado.
Saiba a opinião do seu público alvo na hora de fazer a validação de modelo de negócio
Para fazer a validação de modelo de negócio pense como empreendedor em todo o momento, não busque bajulação, procure por opiniões sinceras e confiáveis. O ideal é você perguntar para profissionais do ramo como empresários bem sucedidos, mentores, especialistas em marketing e outros que julgue necessário e que tenham uma certa experiência para agregar. Não dê tanta importância a opinião de familiares ou funcionários e subordinados, diante dessas relações, nem sempre o que é comentado é verdadeiro. Tente filtrar as críticas construtivas e conselhos de pessoas com conhecimento da área, e claro, seus clientes que são essenciais para o seu negócio.
Passo 3: Desenvolva um protótipo da sua ideia
Se a sua ideia for por exemplo um produto, você pode lançar em poucas quantidades somente para saber a opinião dos consumidores e a aceitação de mercado. Se for um serviço, faça o mesmo. Elabore de forma estratégica essa simulação e seja autêntico! Faça testes de forma real para medir o consumo. Nesse passo para a validação de modelo de negócio, entenda o lado do cliente e esteja disposto para alterações no produto ou serviço. O objetivo nessa etapa é causar boa impressão e observar de forma crítica todo o processo.
Passo 4: Avalie os resultados obtidos
Se os resultados anteriores foram bons, isso significa que você terá bastante trabalho pela frente. Comece pensando no nome do seu produto, na ação de marketing que será feita para promovê-lo, entre outros. Continue o seu planejamento para garantir o sucesso total dos seus investimentos. Caso o resultado não tenha sido satisfatório na etapa anterior davalidação de modelo de negócio, aborte essa missão e opte por um plano b.
Agora você já sabe como fazer a validação de modelo de negócio e entende a importância de seguir esses passos para obter bons frutos das suas ações. Avalie todos os detalhes